Orfaos Do Eldorado Book PDF, EPUB Download & Read Online Free

Órfãos do Eldorado
Author: Milton Hatoum
Publisher: Companhia Das Letras
ISBN:
Pages: 107
Year: 2008-01-01
View: 1148
Read: 1186
Numa cidade à beira do rio Amazonas, um passante vem procurar abrigo à sombra de um jatobá e, incauto ou curioso, dispõe-se a ouvir um velho com fama de louco. É o que basta para Arminto Cordovil começar a contar a história de 'Órfãos do Eldorado' - a história de seu próprio amor desesperado por Dinaura, mas também a crônica de uma família, de uma região e de toda uma época que, à base da seiva da seringueira, quis encarnar os sonhos seculares de um Eldorado amazônico.
Órfãos do Eldorado
Author: Milton Hatoum
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8580863422
Pages:
Year:
View: 245
Read: 1303

Mitos, Memória E Infância Em Dois Irmãos E Órfãos
Author: Marcos Vinicius Medeiros Da Silva
Publisher:
ISBN: 8544418937
Pages: 150
Year:
View: 1105
Read: 346
Dominando com firmeza a arte de escrever sobre literatura, Marcos Vinicius navega pelas páginas de Hatoum em busca dos mitos que engendram cada história. Sua navegação se dá também pelos rios da memória, que atravessam a obra do autor estudado e que é matéria-prima da ficção assim como de nossa vida.
Idem simul esse et non esse: Milton Hatoum, Órfãos do Eldorado (2008)
Author: Susanne Hartwig
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 2010
View: 1014
Read: 694

Traços e Laços da Amazônia
Author: Luciana Marino do Nascimento (organizadora), Maria do Socorro Galvão Simões (organizadora)
Publisher: Letra Capital Editora LTDA
ISBN: 8577854620
Pages: 222
Year: 2016-08-26
View: 1120
Read: 1025
Pensar a Amazônia e sua imagem indelével de maior floresta equatorial do mundo, muitas vezes, leva o leitor desavisado a imaginar que essa região é una, quando na verdade, são muitas Amazônias dentro da Amazônia. Dessa forma, temos um complexo processo, ao qual Neide Gondim denominou de “ invenção da Amazônia”, o que fixou um imaginário de narrativas fantásticas dessa região como a “terra da felicidade”, a terra da promissão. Descontruindo esse imaginário mítico, os autores deste livro trazem para o debate as mais diversas facetas da Amazônia, traçando trajetos e traçados de uma cartografia literária e cultural, que longe de abarcar a totalidade, apresenta um recorte de povoados, rotas, caminhos, habitus e identidades, com seus nós e laços! As organizadoras
Britannica Book of the Year 2009
Author: Encyclopaedia Britannica, Inc.
Publisher: Encyclopaedia Britannica, Inc.
ISBN: 159339232X
Pages: 880
Year: 2009-03-01
View: 426
Read: 1165
The Britannica Book of the Year 2009 provides a valuable veiwpoint of the people and events that shaped the year and serves as a great reference source for the latest news on the ever changing populations, governments, and economies throughout the world. It is an accurate and comprehensive reference that you will reach for again and again.
Ashes of the Amazon
Author: Milton Hatoum
Publisher: Bloomsbury Publishing
ISBN: 0747588023
Pages: 278
Year: 2008-01-01
View: 588
Read: 761
"The story of a long rebellion and the struggle to understand it. The rebel is Mundo, the embittered offshoot of a family split down the middle. The attempt to understand him falls to Lavo, a hard-working orphan who betters himself under the influence of Mundo's father.However, the symbolic heart of the book lies not so much in Manaus and the final years of a boom produced by the merciless exploitation of the forest, but further down the great river, in Vila Amazonia, the centre of a jute plantation and Mundo's worst nightmare.In his lifelong struggle to escape from his father's dynastic ambitions, Mundo distances himself as much as possible from this dead-centre of the novel, taking the plot to Rio de Janeiro and the effervescent worlds of Berlin and London in the 1970s. This beautiful, mature and bitter novel is the extraordinary result." -- BOOK JACKET.
Literatura Brasileira Contemporânea
Author: Flávio Pereira Camargo, Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel e Renata Rocha Ribeiro
Publisher: Appris Editora e Livraria Eireli - ME
ISBN: 8547304800
Pages: 209
Year: 2017-01-01
View: 259
Read: 477
Eleger e estudar a literatura brasileira produzida nas últimas décadas do século XX e do início do século XXI pode permitir ao terreno da crítica literária um alargamento de perspectivas em relação à produção e à recepção de novos autores e de novas obras literárias. Um olhar mais atento para essas obras permite ao leitor e ao crítico uma compreensão mais apurada, tanto da cultura contemporânea, de um modo geral, quanto de suas influências na produção literária da atualidade. De modo a propiciar ao leitor trilhar algumas das tendências dessa produção literária, esta coletânea reúne estudos acadêmicos sobre algumas linhas de força da Literatura Brasileira Contemporânea. A literatura publicada nas últimas décadas no Brasil apresenta uma profusão de tendências estéticas que precisam ser mais bem compreendidas pela crítica. Por mais que essa tarefa seja desafiadora, voltar o olhar para o próprio tempo impõe também algumas dificuldades. A mais premente delas é, talvez, a impossibilidade de um distanciamento temporal e de um repertório crítico que auxiliem uma leitura mais apurada do texto literário. Há, assim, que se ressaltar o caráter quase que desbravador da mirada crítica sobre essa seara, em especial a produzida no contexto brasileiro, tão numerosa quanto múltipla, para lembrar Beatriz Resende (2008).
Dez anos que encolheram o mundo
Author: Daniel Piza
Publisher: Leya
ISBN: 8580441714
Pages: 224
Year: 2011-10-01
View: 346
Read: 1041
UMA RETROSPECTIVA INTELIGENTE DA ÚLTIMA DÉCADA Mais que uma simples retrospectiva da primeira década do século XXI, em Dez anos que encolheram o mundo Daniel Piza propõe a análise dos principais fatos que influenciaram o curso da história nesse período. Dividido em cinco grandes temas, este livro relembra acontecimentos que levaram o mundo a uma nova configuração política e econômica, mostrando o dos fatos e suas consequências, para criar um panorama completo do cenário mundial. Além disso, Piza analisa em detalhes as mudanças nas artes, na cultura e no comportamento, os avanços em ciência e tecnologia, as catástrofes naturais e os efeitos da ação do homem na natureza e comenta os destaques nos esportes. Dez anos que encolheram o mundo é obra obrigatória para aqueles que não estão no mundo a passeio, mas procuram compreendê-lo em profundidade.
Cartografias Urbanas Olhares, narrativas e representações
Author: Francisco Bento da Silva, Luciana Marino do Nascimento
Publisher: Letra Capital Editora LTDA
ISBN: 8577851907
Pages: 326
Year: 2013
View: 1280
Read: 1252
'Cartografias Urbanas - olhares, narrativas e representações' sob a tutela de Francisco Bento da Silva e Luciana Marino do Nascimento, pesquisadores que, seja a partir dos estudos de História, seja a partir dos estudos de Literatura, partilham trajetórias acadêmicas que têm na cidade, como corpo social e como corpo metafórico, o cerne de suas atenções. A partir desses olhares duplicados, que se desdobram e multiplicam a partir da experiência de dois professores é que se somam à empreitada de pensar a cidade os investigadores que ora colaboram com este livro. Reunindo textos em torno de quatro eixos principais, a saber - 'A cidade e seus autores', 'A cidade e suas margens', 'Cidades, narrativas e memórias' e 'Cidade, poder e disciplina', a obra procura insertar contribuições às pesquisas em torno da cidade como objeto histórico e, ao mesmo tempo, estético, deslocando-se num arco de tempo e de espaço.
Bravo
Author:
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 2009-08
View: 838
Read: 1144

Cinzas do norte
Author: Milton Hatoum
Publisher: Editora Companhia das Letras
ISBN: 8580865700
Pages: 240
Year: 2010-08-12
View: 1184
Read: 467
Cinzas do Norte, terceiro romance de Milton Hatoum, é o relato de uma longa revolta e do esforço de compreendê-la. Na Manaus dos anos 1950 e 1960, dois meninos travam uma amizade que atravessará toda a vida. De um lado, Olavo, de apelido Lavo, o narrador, menino órfão, criado por dois tios mal-e-mal remediados, que cresce à sombra da família Mattoso; de outro, Raimundo Mattoso, ou Mundo, filho de Alícia, mãe jovem e mercurial, e do aristocrático Trajano. No centro das ambições de Trajano está a Vila Amazônia, palacete junto a Parintins, sede de uma plantação de juta e pesadelo máximo de Mundo. A fim de realizar suas inclinações artísticas, ou quem sabe para investigar suas angústias mais profundas, o jovem engalfinha-se numa luta contra o pai, a província, a moral dominante e, para culminar, os militares que tomam o poder em 1964 e dão início à vertiginosa destruição de Manaus. Nessa luta que se transforma em fuga rebelde, o rapaz amplia o universo romanesco, que alcança a Berlim e a Londres irrequietas da década de 1970, de onde manda sinais de vida para o amigo Lavo, agora advogado, mas ainda preso à cidade natal. Outros fios completam o tecido ficcional de Cinzas do Norte: uma carta que o tio Ranulfo envia a Mundo, uma outra que este deixa como legado para o amigo de infância. São versões e revelações que se cruzam ou desencontram, sem jamais chegar a esgotar o enigma de uma vida singular ou a diminuir a dor da derrota final, às mãos da doença, da solidão e da violência. Neste livro, Hatoum escreve uma "história moral" de sua geração.
The Brothers
Author: Milton Hatoum
Publisher: Farrar, Straus and Giroux
ISBN: 1429932201
Pages: 240
Year: 2002-06-06
View: 627
Read: 593
Introducing a major new voice in Brazilian letters. Set among a Lebanese immigrant community in the Brazilian port of Manaus, The Brothers is the story of identical twins, Yaqub and Omar, whose mutual jealousy is offset only by their love for their mother. But it is Omar who is the object of Zana's Jocasta-like passion, while her husband, Halim, feels her slipping away from him, as their beautiful daughter, RGnia, makes a tragic claim on her brothers' affection. Vivid, exotic, and lushly atmospheric, The Brothers is the story of a family's disintegration, of a changing city and the culture clash between the native-born inhabitants and a new immigrant group, and of the future the next generation will make from the ruins.
Brasil/Brazil
Author:
Publisher:
ISBN:
Pages:
Year: 2008
View: 277
Read: 438

Industrial Park
Author: Patrcia Galv?o
Publisher: U of Nebraska Press
ISBN: 0803270410
Pages: 153
Year: 1993
View: 1128
Read: 985
A member of Brazil's avant-garde in its heyday. Patrcia Galv?o (or to use her nickname, Pagu) was extraordinary. Not only was her work among the most exciting and innovative published in the 1930s, it was unique in portraying an avant-garde woman's view of women in Sao Paulo during that audacious period.øIndustrial Park, first published in 1933, is Galv?o's most notable literary achieve-ment. Like D”blin's portrayal of Berlin in Alexanderplatz or Biely's St Petersburg, it is a book about the voices, clashes, and traffic of a city in the middle of rapid change. It includes fragments of public documents as well as dialogue and narration, giving a panorama of the city in a sequence of colorful slices.øThe novel dramatizes the problems of exploitation, poverty, racial prejudice, prostitution, state repression, and neocolonialism, but it is by no means a doctrinaire tract. Galv?o's ironic wit pervades the novel, aspiring not only to describe the teeming city but also to put art and politics in each other's service.øLike many of her contemporaries Galv?o was a member of the Brazilian Communist Party. She attracted Party criticism for her unorthodox behavior and outspokenness. A visit to Moscow in 1934 disenchanted her with the communist state, but she continued to militate for change upon returning to Brazil. She was imprisoned and tortured under the Vargas dictatorship between 1935 and 1940. In the 1940s she returned to the public through her journalism and literary activities. She died in 1962.

Recently Visited